Manavgat Escort Bayan escort belek
Quem Somos

Laboratório de Ensino a Distância (LED) foi criado em 1995, no Programa de Pós Graduação e Engenharia de Produção da UFSC, operacionalizando os primeiros cursos a distância, no Brasil, àquela época, ainda por sistema de videoconferência (já que a internet tinha velocidade de 19K. Neste mesmo ano (1995) a UFSC, por meio do LED, iniciou a disponibilização de suas teses e dissertações na íntegra para que os alunos de EAD pudessem acessá-las. A universidade americana Virgínia Tech, tida como pioneira em bancos digitais de teses, reconheceu que a primeira dissertação online da internet foi obra da UFSC. Mas não se tratava somente de fornecer formação a distância. Os desafios eram muitos: que conteúdos os alunos deveriam acessar? Como poderiam fazer matrículas a distância? Como promover aprendizagem sem a interação presencial com o docente? Essas e uma gama de outros desafios foram tratados nas pesquisas e nos desenvolvimentos tecnológicos da pós-graduação da UFSC.

Nos anos seguintes, o LED já possuía vários projetos pioneiros de educação a distância e semipresencial, realizados em parceria com várias instituições públicas e privadas no país. Com departamentos e cursos de diferentes centros da UFSC, foram produzidos cursos presenciais e virtuais de especialização, capacitação, mestrado e doutorado tanto para instituições acadêmicas como para instituições de outras áreas tais como: Petrobras, Caixa Econômica Federal, Instituto Interlegis, Senai, Ministério da Saúde, Ministério da Educação, Capes, Finep, CNPq, entre outras. Em 2004 o LED foi transferido para o Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento – EGC/UFSC e atualmente, no bojo deste processo, o LED amplia sua concepção e perspectivas e avança nos seus conceitos, acompanhando as mudanças e refletindo sobre as tendências tecnológicas na área de mídia e conhecimento. É composto por equipe multidisciplinar experiente (técnicos, pesquisadores, professores e estudantes) que pesquisa e desenvolve novos modelos educacionais e de tecnologias de informação e comunicação. Tem como objetivo maior tornar mais acessível e mais eficiente a informação, ampliando o saber acadêmico e o conhecimento. Visa incentivar e apoiar ações e soluções em educação em rede, presencial e a distância, e propor política de incentivo à produção acadêmica em rede.

Nossa Equipe

Fernando Gauthier

Supervisor Geral

Neiva Gasparetto

Coordenadora Administrativa

Alexandre Pinho

Coordenador Técnico
André Righetto
Infraestrutura
Bianca Mondo
Técnica - Secretária
João Misturini
Técnico
Thary Correia
Programadora