Multidisciplinaridade

Laboratório de Educação Digital - EGC/UFSC

Manavgat Escort Bayan escort belek

 

O Laboratório de Ensino a Distância (LED) foi criado em 1995 por uma ação coletiva envolvendo o Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas (EPS) e Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP). Criado para pesquisar, desenvolver e implementar a educação a distância, e com base na realização de um amplo processo de benchmarking internacional, vem desenvolvendo tecnologia, além de modelo operacional e pedagógico próprios.

 

Como um precursor da videoconferência no Brasil para fins educacionais, o Laboratório realiza, em parceria com os centros e departamentos da UFSC, cursos presenciais virtuais – de especialização, capacitação, mestrado e doutorado, por meio de parcerias como: Petrobrás, Caixa Econômica Federal, Instituto Interlegis, SENAI, Ministério da Saúde, Ministério da Educação, Capes, Finep, CNPq entre outros.

 

De acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), o LED e a UFSC são os responsáveis por aproximadamente 75% das pesquisas nacionais indexadas na área de Educação a Distância. Estas pesquisas entre outras dissertações e teses encontram-se no Banco de teses e dissertações da Biblioteca Universitária da UFSC.

 

Atualmente, o LED está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento EGC, criado em 2004 com conceito 4 da Capes no mestrado e doutorado. O programa atende a uma nova demanda acadêmica, multidisciplinar e integra três áreas de concentração: Engenharia do Conhecimento, Gestão do Conhecimento e Mídia e Conhecimento. Com o objetivo de promover a pesquisa de novos modelos, métodos e técnicas de engenharia, de gestão e de disseminação do conhecimento, para as organizações e para a sociedade. A fim de ampliar a sua atuação o LED encontra-se em nova fase mudando seu nome de Laboratório de Ensino a Distância para Laboratório de Educação a Distância, pois entendemos que educação é de caráter formação holística e ensino é de processo específico.