Sobre

Missão

A missão do LED, segue a filosofia da UFSC e consiste em: promover a criação e disseminação do conhecimento entre a Universidade e os distintos segmentos da sociedade, independente da localização geográfica, utilizando ambientes virtuais de aprendizagem formados com a integração de referenciais pedagógicos consistentes e tecnologias de informação e comunicação de última geração.

A Universidade Federal de Santa Catarina tem por finalidade “produzir, sistematizar e socializar o saber filosófico, científico, artístico e tecnológico, ampliando e aprofundando a formação do ser humano para o exercício profissional, a reflexão crítica, solidariedade nacional e internacional, na perspectiva da construção de uma sociedade justa e democrática e na defesa da qualidade de vida”.
(Missão aprovada pela Assembléia Estatuinte em 04/06/93).

Visão

O Laboratório de Educação a Distância – LED trabalha no planejamento, formatação e implementação de cursos a distância e no uso de diferentes tecnologias para a educação na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.


O trabalho de equipes multidisciplinares especialistas em Educação a Distância atua de forma integrada com professores doutores e/ou mestres em diversos temas, permitindo a organização de cursos em várias áreas do conhecimento. O desenho educacional dos cursos são traçados de acordo com o perfil dos estudantes, as necessidades de formação e os diferentes tipos de certificação, primando pela eficiência e eficácia do processo ensino-aprendizagem.


O LED-UFSC atua em parceria com diversas instituições de ensino no Brasil e no exterior de forma integrada para o diagnóstico, planejamento, produção, implementação e avaliação dos cursos e programas.


O LED, junto com seus alunos, realiza diversas pesquisas em ensino a distância – EAD produzindo e publicando dissertações, teses, artigos científicos e participando de discussões em fóruns nacionais e internacionais sobre o tema.

Concepção Pedagógica

Dar conta do processo ensino-aprendizagem é tarefa complexa. Definir, pois, uma abordagem pedagógica que suporte essa complexidade é desafiador. Temos clareza de que as teorias de aprendizagem, de modo geral, têm contribuído neste complexo. No entanto, não queremos o ecletismo, pois isso nos levaria a que “qualquer caminho pode ser válido”. Buscamos, então, definir alguns princípios que consideramos fundamentais e a sustentação dos mesmos na pluralidade epistêmica das teorias que vêem o homem como alguém que é capaz de construir, de transformar e de mudar sua realidade. As teorias cognitivistas, as teorias humanistas e as teorias críticas são, dessa forma, as que sustentam nosso fazer pedagógico, norteando todas as ações estabelecidas do planejamento ao fechamento dos projetos LED/UFSC.